domingo, 5 de julho de 2009

Cantigas de roda

1-MANÉ PIPOCA

D
M,a,- má.

N,é, -né. _Mané.
A7
P,i, - pi. _Mané, pi.

P,o,-po. _Mané, pipo.
D
C,a,-ca, _Mané Pipoca.




















2-MARIANA


D A7 D
Mariana conta dez, dez conta Mariana.
A7 D
É dez , è Ana. Viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta nove, nove conta Mariana.
A7 D
É dez e nove é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conto oito, oito conta Mariana.
A7 D
É dez ,é nove, é oito,é Ana, viva Mariana, viva Mariana.
A7 D
Mariana conta sete, sete conta Mariana,
D
É dez , é nove, é oito, é sete é Ana, viva a Mariana, viva a
D
Mariana.
A7 D
Mariana conta seis, seis conta Mariana...









3-EU FUI A FEIRA


D A7
Eu fui á padaria comprar pão.
D
Veio o jacaré e mordeu o meu dedão.
A7
Eu fui ao mercado comprar café,
D
Veio o jacaré e mordeu o meu pé.
A7
Eu fui á feira comprar mamão.
D
Veio o jacaré e mordeu a minha mão.
A7
Eu fui á lousa escrever com giz.
D
Veio o jacaré e meu sujou o dedão.









4-INDIOZINHO
D A7 D
Dez indiozinhos andando sem parar.
A7 D
Um entrou em sua casa quantos faltam para entrar?
.Nove.
D A7 D
Nove indiozinhos andando sem parar.
A7 D
Um entrou em sua casa quantos faltam para entrar.
Oito.
A7 D
Oito indiozinhos andando sem parar.
A7 D
Um entrou em sua casa quantos faltam para entrar. .

Sete.















5-SE ÉS FELIZ

D A7
Se és feliz, quero te ver batendo as mãos.
D
Se és feliz, quero te ver batendo as mãos.
G A7
Se és feliz, para eu poder acreditar.
D A7 D
Se és feliz,quero te ver batendo as mãos.
Batendo os pés.
Assoviando.
Dizer legal.
Dizer shalom.
Dizer adeus.
Gargalhar.
Dizer adeus.















6- PIPOCA
D A7
Uma pipoca puxa assunto na panela.
D
Outra pipoca vem correndo responder.
A7
Aí começa um tremendo falatório.
D
Que não dá mais pra ninguém se entender.

É um tal de ploploc-ploc- ploc
A7
De ploploc-ploc- ploc

De ploploc-ploc-ploc
D
De ploploc-ploc-















7-CANTIGA ACUMULADA

A minha avó tem uns pintinhos, os pintinhos piu...
A minha avó tem uma galinha, a galinha có e os pintinhos piu...
A minha avó tem um galo, o galo corococó, a galinha co, e os pintinhos piu...
A minha avó tem um gato, o gato mial, a galo corococó, a galinha có, e os pintinhos piu...
A minha avó tem um cachorro, o cachorro au,au, o gato mial, o galo corococó, a galinha co, e os pintinhos piu...
A minha avó tem um peru, o peru glu glu, o cachorro au, au, o gato mial, o galo corococó, a galinha co, e os pintinhos piu...
A minha avó tem um carneiro, o carneiro mé,o peru glu glu, o cachorro au au, o gato mial, o galo corococó, a galinha có e os pintinhos piu...
A minha avó tem uma guiné, a guiné to fraco, o carneiro me, o peru glu glu, o cachorro au au, o gato mial, o galo corococó, a galinha có e os pintinhos piu...






8-ACARROCINHA PEGOU

D A7 D
A carrocinha pegou três cachorros de uma vez.(2x)
A7
Trá, lá, lá, que gente é essa,
D
Trá, lá, lá, que gente má!(2X)




9-PAI FRANCISCO
D
Pai Francisco
A 7 D
entrou na roda, E pai Francisco foi pra prisão.
A7 A7
Tocando seu violão! Como ele vem, todo
D
Dararão! Dão!Dão! requebrado, parece um
D A7 D
Vem de lá seu delegado, boneco desengonçado.









10-PIRULITO



D G A7 D
Pirulito que bate, bate, pirulito que já bateu,
G A7 D
Quem gosta de mim é ela, quem gosta dela sou eu.
G A7 D
Pirulito que bate, bate, pirulito que já bateu.
G A7 D
A menina que eu amava, coitadinha já morreu.


11-O MEU CHAPÉU
G D 7 G
O meu chapéu tem três pontas, três pontas tem o meu chapéu
D7 G
Se não tivesse três pontas, não seria o meu chapéu.












12-FREI MARTINHO

D
Frei Martinho,

Frei Martinho,
A7
Frei Inocêncio,
D A
Frei Inocêncio,
A7 D
Não toque o sininho,
A7 D
Não toque o sininho,
A7 D A7 D
É silêncio, é silêncio.
D
Frei Gorgulho,
Frei Gorgulho,
D A7
Frei Beltrão,
D A7
Frei Beltão,


A7 D
Não faça barulho,
A7 D
Não faça barulho,
A7 D
Não, não, não,
A7 D
Não, não, não.

O silêncio, o silêncio,
A7 D
Vou ouvir, vou ouvir,
A7 D
Mesmo aqui agora,
A7 D
Mesmo aqui agora
A7 D
psiu, psiu, psiu,
A7 D
Psiu, psiu, psiu.







13-AI, BOTE AQUI, O TEU PEZINHO

D A7
Ai, bote aqui, ai bote ali o teu pezinho,
D
O teu pezinho bem juntinho com o meu.
G A7 D
E depois, não vai dizer que você já se esqueceu.
G A 7 D
E depois, não vai dizer que você já se esqueceu.



14-SAMBA-LÊ-LÊ

D A7 D
Samba-lê-lê está doente, está com a cabeça quebrada,
A7 D
Samba-le-lê precisava de umas boas lambadas.
A7
Samba, Samba, samba, ô lê lê.
D
Levanta a pontinha da saia, ô lá lá,
A7
Samba, samba,samba, ô lê lê.
D
Pisa na barra da saia, ô lá lá.




15-OLHA O SININHO
A7 D
Olha o siminho, ele vai tocar,
A7 D
Lá na igrejinha, vamos escutar.
A7 D
Dim, dim, dim, dim, dim, dim,
A7 D
Dim, dim, dim, dim. Dim, dim,
D A7 D
Olha o carrilhão, ele vai tocar
A7 D
Lá no barracão, vamos escutar.
A7 D
Dlão, dlão, dlão, dlão.dlão, dlão.
A7 D
Dlão, dlão, dlão, dlão.dlão, dlão
D A7 D
Olha o pandeiro, ele vai tocar,
A7 D
Ele é do escudeiro, vamos escutar.
A7 D
Pam, pam, pam, pam, pam, pam,
A7 D
Pam, pam, pam, pam. Pam, pam
A7 D
Olha o reco-reco, ele vai tocar,

Lá no seu maneco, vamos escutar.




A7 D
Reco,reco, reco, reco,
A7 D
Reco, reco, reco, reco.
D A7 D
Olha as maracás, elas vão tocar,
A7 D
Lá nas barracas, vamos escutar.
A7 D
Tchim, tchim, tchim, tchim,
A7 D
Tchim, tchim, tchim, tchim.
A7 D
Olha a pratinela, elavai tocar,
A7 D
Batendo nas panelas, vamos escutar.
A7 D
Tim, tim, tim, tim,
A7 D
Tim, tim, tim, tim.
A7 D
Olha o chocalho, ele vai tocar,
A7 D
Lá no assoalho,vamos escutar,
A7 D
Tcha, tcha, tcha,tcha,
A7 D
Tcha, tcha, tcha, tcha.



16-NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
G D
Foi na loja do mestre André
G
Que eu comprei um tamborzinho.
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho,
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho.
D7 G D7 G
Ai, olé, ai, olé, foi na loja do mestre André.(2x)
G D
Foi na loja do mestre André
G
.que eu comprei um pianinho.
D G
Plim, plim, plim um pianinho,
D G
Plim, plim, plim, um pianinho,
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho,
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho.

Ai olé...
G D
Foi na loja do mestre André

Que eu comprei uma cornetinha.
D G


Piroliroli, uma cornetinha,
D G
Piroliroli, uma cornetinha.
D G
Plim, plim, plim, um pianinho,
D G
Plim, plim, plim, um pianinho,
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho,
D G
Tum, tum, tum, um tamborzinho.

Ai, olé...
G D
Foi na loja do mestre André,
G
Que eu comprei uma sanfoninha,
D G
Fin, fin, fin, uma sanfoninha,
D G
Fin, fin, fin, uma sanfoninha.
D G
Piroliroliro, uma cornetinha,
D G
Piroliroliro, uma cornetinha,
D G
Plim, plim, plim, um pianinho,







17-MINHA MACHADINHA


Em
Ah! Ah! Ah! Minha machadinha!

Ah! Ah! Ah! Minha machainha!
Am Em
Quem te pôs na mão sabendo que és minha?
Am E m
Quem te pôs na mão sabendo que és minha?





18-A CAMINHO DE VISEU

D A7 D
Indo eu, indo eu a caminho de Viseu.(2x)
A7
Encontrei o meu amor.
D
Ai, Jesus que lá vou eu!(2x)
A7 D
Ora zus, trus, trus! Ora zás, trás,trás!(2x)
A7 D
Ora chega lá na frente! Ora arreda lá pra trás.(2x)



19-VOU JOGAR O MEU BRAÇO
D A
Vou jogar o meu braço direito aqui.
D A7 D
Vou jogar o meu braço esquerdo ali.
D A
Vou jogar o meu braço direito cá.
D A7 D
Vou jogar o meu braço esquerdo lá.
A
Vou dançar, requebrar;
Em G
Vou girar, vou rodar assim, assim;
G A7 D
Gira, gira, gira assim, assim;
Em
Roda, roda, roda assim, assim;
A7 D
Dança, dança,dança assim, assim.
A7 G
Mais outra vez: gira,gira,gira etc.
D A
Vou jogar o meu pé direito aqui.
D A7 D
Vou jogar o meu pé esquerdo ali.
D A
Vou jogar o meu pé direito cá.
D A7 D
Vou jogar o meu pé esquerdo lá.

Vou dançar, requebrar etc.



20-ATIREI O PAU NO GATO
D
Atirei o pau no gato-to.
A7 D
Mas o gato-to, não morreu-reu-reu.
G D
Dona chica-ca, admirou-se-se.
A7 D
Do berro, do berro, que o gato deu. Miau.

D A7 D
O gato-to atirou o pau na Chica-ca.
G A7 D
Dona Chica não morreu-reu-reu.
G A7 D
Eu de cá admirei-me-me.
A7 D
Do berro, do berro que a Chica deu. Ai, ai!















21- CAI, CAI BALÃO

D
Cai cai balão. Cai cai balão.
A7
Aqui na minha mão.

Não cai não não cai não.
D
Cai na rua do sabão.



.22-A PULGA E O PERCEVEJO
D A7
A pulga e o percevejo fizeram uma combinação.
D
Fizeram a serenata debaixo do meu colchão.
A7
Torce retorce, procuro mas não vejo,
D
Não sei se era pulga ou se era percevejo.






23-ERA UMA VEZ


D A7 D
Era uma vez um gato cotó. Fez cocô procê só.
A7 D
E o gato zarolho veio depois. Fez cocô procês dois
A7 D .
Tinha também um gato xadrez. Fez cocô procêS três.
A7 D
O gato seguinte usava sapato. Fez cocô procês quatro
A7 D
Quem não conhece o gato Jacinto. Fez cocô procês cinco.
A7 D
Do gato azarado chegou a vez. Fez cocô procês seis.
A7 D
Ah, que beleza! É o gato coquete. Fez cocô procês sete
A7 D
Bom dia ! Boa Noite! Gato maroto. Fez cocô procês sete
A7 D
E o gato zebrado também resolve. Fez cocô procês nove.
A7
Viche! Vem chegando o gato Raimundo.
D
Fez cocô pra todo mundo.






24-MINHOCA

D A7 D
Minhoca, minhoca, me dá uma beijoca?

Não dou, não dou!
A7 D
Então eu vou roubar.(beijo)
A7 D
Minhoco, minhoco você é mesmo louco,
A7 D
beijou do lado errado
A7 D
a boca é do outro lado.






25- ESCRAVO DE JÓ
A E A
Escravos de Jó jogavam o caxangá.
E A
Tira, põe, deixa ficar,
D E A
Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá.
D E A
Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá.







26-PALMINHAS

D A7
Palminhas, palminhas, nós vamos bater,
D
Depois as mãozinhas pra traz esconder.





27 -OS PINTINHOS

D A7 D
Os pintinhos fazem, piu, piu, piu, piu, piu.
G A7 D
Quando tem fome, quando tem frio.
A7 D
Debaixo das asas,bem apertadinhos.
G A7 D
Dormem os pintinhos até outro dia.









28-SEU LOBATO


D G D A D
Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
G D A D
E no seu sítio tinha um cachorrinho, ia, ia ô!
G D G
Era au, au, au, pra cà, era au, au, au pra lá.
D G D A D
Era au, au, au pra todo lado ia, ia, ô!

GATO
CABRITO
BOI

















29-ERA UMA CASA


D A7 D
Era uma casa bem fechada (2x)
G A7 D
Abre a janelinha, deixa o sol entrar (2x ).
A7 D
Perto da casa tinha uma árvore (2x).
G A7 D
E os passarinhos pousam nela assim (2x)
A7 D
Perto da árvore, tinha uma ponte (2x)
G A7 D
E o riozinho passa por ali (2x).
A7 D
Está trovejando e escureceu (2x)
G A7 D
Fecha a janelinha que já vai chover(2x).













30-MARIANA

D A7 D
Mariana conta dez, dez conta Mariana,
A7 D
É dez , è Ana, viva a Mariana, viva a Maria na.
A7 D
Mariana conta nove, nove conta Mariana,
A7 D
É dez é nove, é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta oito, oito conta Mariana,
A7 D
É dez, é nove, é oito é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta sete, sete conta Mariana,
A7
É dez, é nove, é oito,é sete, é Ana, viva a Mariana, viva a
D
Mariana.
A7 D
Mariana conta seis, seis conta Mariana,
A7
É dez, é nove, é oito, é sete, é seis é Ana, viva Mariana, viva a
D
Mariana.
A7 D
Mariana conta cinco, cinco conta Mariana,



É dez, é nove, é oito, é sete, é seis, é cinco, é Ana, viva Mariana,

viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta quatro, quatro conta Mariana,

É dez, é nove, é oito, é sete, é seis, é cinco, é quatro, é Ana, viva
A7 D
a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta três, três conta Mariana,

É dez, é nove, é sete, é seis, é cinco, é quatro, é três é Ana.
A7 D
Viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta dois, dois conta Mariana,

É dez, é nove, é oito, é sete, é seis, é cinco, é quatro, é três, é
A7 D
dois, é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
A7 D
Mariana conta um, um conta Mariana,

É dez, é nove, é oito, é sete, é seis, é cinco, é quatro, é três, é
A7 D
dois, é um, é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.

Mariana conta o...





31- O POBRE EO RICO



D De marre, marre, marre,
A7 D
Eu sou pobre, pobre, pobre. De marre, marre, marre,
A7 D
Eu sou pobre, pobre, pobre, De marre de ci.
A7 D
Eu sou rico, rico, rico, De marré, marré, marre.
A7 D
Eu sou rico, rico, rico. de marre de ci.
A7 D
Dê-me uma de vossas filhas. De marre, marre, marre,
A7 D
Dê-me uma de vossas filhas. De marre, marre, marre,
A7 D
Escolhei a que quiser, De marre, marre, marre,
A7
Escolhei a que quiser,
D
De marre de ci.







32- CIRANDA, CIRANDINHA


D A7 D
Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar,
A7 D
Vamos dar a meia volta, vota e meia vamos dar.
A7 D
Eu perdi o meu anel no buraco da parede,
A7 D
Quem achar me dá de volta meu anel de pedra verde.


D A7 D
O anel que tu me destes, era vidro e se quebrou,
A7 D
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.
A7 D
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar,
A7 D
Vamos ver dona Maria, que está pronta pra casar.
A7 D
Por isso dona Maria, entre dentro desta roda ,
A7 D
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora.







33- TENGO, TENGO
D
Tengo, tengo, tengo maninha,
A7 D
É de carrapicho, vou botar Maria na lata de lixo.



34-O PASTORZINHO

D A7 D
Havia um pastorzinho que andava a pastorear,
A7 D
Saiu de sua casa e pô-se a cantar.

DÓ-RÉ-MI-FÁ-FÁ-FÁ

G
DÓ-RÉ-DÓ-RÉ-RÉ-RÉ
A7
DÓ-SOL-FÁ-MI-MI-MI
D
DÓ-RÉ-MI-FÁ-FÁ-FÁ
A7 D
Chegando ao palácio, a rainha lhe falou,
A7 D
Dizendo ao pastorzinho que seu canto lhe agradou.






35- PIUI, PIUI, PIUI

G D7 G
Piui, piui, piui, coloca a mão no meu ombro,
D7 G
Piui, piui, piui,não deixa o trem descarrilar.
D7 G
Eu sou a máquin a e vocês são os vagões,
D7 G
E os passageiros são os nossos corações.



36-PEZINHO
D A7
-Ai bota aqui, ai bota ali o teu pezinho,
D
O teu pezinho bem juntinho com o meu.
G A7 D
-E depois não vá dizer que você se arrependeu. (2x)
G A7 D
-E no chegar desse teu corpo, um abraço quero eu. (2x)
G A7
-Agora que estamos juntinhos, dá cá um abraço e uns
D
beijinhos.(2x)










37- CALUNGA

D7 G
Valeu, valeu, pega na calunga;
D
Valeu, valeu, pega na calunga;
Em
Valeu, valeu, pega na calunga;
A7 D
Valeu, valeu.





38- MA-TA-TI-RA-TI-RA-REI

G D 7 G
No salão dancei, ma-ta-ti-ra-ti-ra-rei.
D 7 G
A Solange e a Amanda ma-ta-ti-ra-ti-ra-rei.












39- FESTA DE SÃO JOÃO
A D
Minha mãe não quer que eu vá a festa de São João. (bis)
G D A
Por causa de um bilhetinho jogadinho debaixo do meu colchão.(bis)
G D
Balança o tango jogadinho, balança o tango jogadinho
A D
Balança o tango jogadinho vem cá.
A D
Minha mãe não quer que eu vá, na casa do meu amor.(bis)

G D
Me prende na corrente, me amarra na corrente
A D
Arrebento a corrente e vou.(bis)

Agora vamos convidar as mães para dançar.(bis) Pais













40-MEU PAI
A E 7 A
Eu tenho um amigo que eu guardo no fundo do meu coração.
E A
É meu companheiro é como uma luz, que me dá seu clarão.
E
Meu pai é presente maior que eu ganhei,
D A
Amigo fiel, meu herói e meu rei.
E
Exemplo de vida que ensina a vencer,
A
Exemplo de vida que ensina a viver.
E A
Nas horas difíceis, me olha e me diz que é preciso ter fé.
E A
Parece que sou como outro Jesus,e ele um outro José.


















41 – LÁ VEM O SEU NOÉ
D
Lá vem o seu Noé
Em
Comandando o batalhão
A7
E o macaco vem sentado
D
Na corcunda do leão.
Em
O gato faz mial, mial, mial...
A7 D
E o cachorro faz au, au, au, au, au, au...

O peru faz glu-glu
Em
O carneiro faz mé, mé
A7
E o galo garnizé faz
D
Qué, qué, qué, qué.













42- COM PODE UM PEIXE VIVO

D A D A D
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria. (bis)
G D
Como poderei viver
G D
Como poderei viver
A D
Sem a tua, sem a tua
A D
Sem a tua companhia.( BIS)
D A D A D
Os pastores desta aldeia já me fazem zombaria. (bis)
G D
Por me ver assim chorando
G D
Por me ver assim chorando
A D
Sem a tua, sem a tua
A D
Sem a tua companhia.(BIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário